sexta-feira, 16 de março de 2012

VISUALIDADES

Eduardo Eloy
Quando Eduardo Eloy me mostrou esta nova série de desenhos, feitos com café, nanquim e caneta de marcar cd sobre cartão, fiquei bastante impactado, embora não surpreso (de um artista de tal envergadura, esperamos sempre a superação). Alguns meses depois a mostra Nova Visitação estava montada no MAC Dragão do Mar sob minha curadoria.


Eduardo Eloy 2 
Nova Visitação apresenta o artista numa viagem introspectiva por uma iconografia bastante pessoal. Sua caligrafia não mudou nestes mais de 30 anos dedicados à arte e nos quais nunca percebemos  momento de estagnação criativa pois sempre buscou, obstinadamente, a expansão das possibilidades de técnicas que desenvolve com maestria como a gravura, a pintura e o desenho. Suas escrituras, porém, parecem mais livres. É algo como se um filho visitasse a casa paterna depois de alguns anos e, à luz da maturidade, resolvesse antigos conflitos (plantando obviamente a semente para outros).
Nova Visitação fica em cartaz só até o próximo domingo, dia 18.


4 comentários:

  1. VISUALIDADES PRIMEIRO PROGRAMA DE ARTES PLÁSTICAS DA HISTÓRIA DA TV CEARENSE E DA HISTÓRIA DAS ARTES PLÁSTICAS DO CEARÁ CRIADO POR NAUER SPINDOLA,VAVA AZIM E BOSCO LISBOA APRESENTADO PELA TV CEARÁ 2005/2006 POR DIVERSAS VEZES DITO PELA MÍDIA COMO O MELHOR PROGRAMA DA TV CEARENSE.PARABÉNS PELO SEU BLOG.

    ResponderExcluir
  2. Programas como este e também como o Arte e Debate do Canal 5 que era apresentado pela Inês Romano fazem uma falta muito grande. Aliás, Nauer e Vavá são pessoas de ação, que em muito enriquecem o panorama cultural da cidade. A revista Harco, editada por eles e mais Vinício Del Pinto é um primor. Benvindos ao Blog Intruso.

    ResponderExcluir
  3. Olá José Guedes. Muito bacana teu blog. Apenas para comentar que sou frequentador do MAC Dragão do Mar e vi entre outras, a exposição com os desenhos de Eduardo Eloy. Traços que parecem repetir-se continuamente nos instigam a percepção. Faço uma ressalva no quesito montagem: devo confessar que o excesso de linearidade [tudo na altura dos olhos] deixa a exposição monótona. Parece-me que os trabalhos de Eloy nos convidam para um outro jogo perceptivo. Abraço do Dianton.

    ResponderExcluir
  4. Olá Guedes, tudo bem? Sempre dou uma olhada no teu Blog, e sinto falta de atualizações mais frequentes, visto essa ser a proposta de interação do blogueiro com os seus respectivos leitores. O meu Blog, GERME-Contagiando com Arte, não objetiva esse tipo de interação, se limitando apenas à divulgação de imagens de trabalhos produzidos ao longo do tempo. Abraço grande, Gurgel Mendes.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário