Pina, de Wim Wenders Coreografias magníficas gerando grandes momentos de cinema.
As Praias de Agnès, de Agnès Varda Album de familia poético e provocativo de uma octagenária que tem muito o que arriscar. E ensinar.
Melancolia, de Lars Von Trier O que o fim do mundo representa para duas irmãs, uma feliz e outra infeliz. Trier de bom a melhor.
Meia Noite em Paris, de Wood Allen Paris para amantes cultos.
A Separação, de Asghar Fahradi Tensão até o fim dos letreiros finais.
Um Conto Chinês, de Sebastián Borensztein Leveza com densidade, especialidade argentina.
LEGAL
As Mulheres do Sexto Andar, de Jean-Louis Joubert Tocante comédia francesa de cunho social, com atrizes espanholas de Almodovar.
A Árvore do Amor, de Zhang Yimou Yimou de câmara com excepcional a atuação da estreante Zhou Dongyu
A Pele que Habito, de Pedro Almodovar Almodovar domesticado, com ecos de Hitchcock.
ASSIM ASSIM
A Dama de Ferro, de Phyllida Lloyd Superficial com relação à História, e despudoradamente feminista, vale por Meryl Streep.
A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese Show tecnológico. Homenagem ao cinema numa ótica escapista.
O Artista, de Michel Hazanavicius Não transcende o kitsch .
A Árvore da Vida, de Terrence Malick Ousadia inodora.
J. Edgar, de Clint Eastwood Desperdício de um bom argumento.
CD NO CARRO
Pat Metheny e Charles Haden - Beyond the Missouri Sky (Short Stories) - 1996 Guitarra e baixo de mestres num encontro bem intimista. << Two For The Road, de Henry Mancini.
Aziza Mustafá Zadeh - Always - 1993 Jazz + canto lírico + mugan (música do Azerbaijão natal da brilhante cantora, compositora e pianista). << Alaways
Fabio Zanon - The Complete Solo Guitar Music - Heitor Villa Lobos - 1997 Zanon traduz com devoção e clareza toda a complexa simplicidade destas composições. << Prelúdio n.3
Chavela Vargas - Volver a España Uma antologia da grande cantora mexicana. << La Llorona, Noche de Ronda, La noche de Mi Amor (Dolores Duran)...
Pink Floyd - The Piper at the Gates of Dawn Primeiro e um dos melhores discos da banda; explosão criativa de Syd Barret (cantor, guitarrista e principal compositor) afastado posteriormente pelo excessivo uso de drogas.
Zbgniew Preisner e Leszek Mazdzer - Ten Easy Pieces for Piano Achados melódicos + piano de Mozdzer.
DVD PARA TER
O Anel dos Nibelungos de Patrice Chereau c/ regência de Pierre Boulez Bayreuth é a pequena cidade Alemã que tem o famoso teatroFestspielhaus construído no reinado de Ludwig II (aquele magnificamente biografado por Visconti), exclusivamente para apresentação da obra de Richard Wagner. Todo ano, durante um mês, acontece um festival cujo ponto alto é a tetralogia O Anel dos Nibelungos composta pelas óperas O ouro do Reno, A valquíria, Siegfried e O Crepúsculo dos Deuses . Para a montagem comemorativa do centenário da estréia desse monumento Wagneriano , em 1976, foram convidados os franceses Patrice Chéreau, cineasta do ótimo Rainha Margot, e Pierre Boulez, maestro sempre instigante e inovador. O resultado foi esse estrondo que, naturalmente desagradando aos mais conservadores, oxigenou o festival, tirando-o da condição de mero templo da obra do compositor e inaugurandoespaço para reflexões e experimentações. Gerald Thomas teatrólogo tão fanático por Wagner quanto o rei Ludwig II, traduz bem a nossa emoção: “O Anel de Chéreau, é a mais genial montagem feita de qualquer ópera jamais montada em todas as épocas”.
Cenas de um Casamento, de Ingmar Bergman O filme visto nos cinemas era a edição reduzida desse seriado feito para a tv sueca, em cinco capítulos. A invasão da intimidade de um casal sueco e universal torna-se aqui ainda mais perturbadora.
Saraband, de Ingmar Bergman Cenas de um Casamento 30 anos depois. Última obra do diretor, um jovem octogenário ainda aberto a experimentações. Os recursos da computação gráfica são usados de maneira sutil e expressiva. Brilhante despedida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário